segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

o pequeno príncipe

O PEQUENO PRÍNCIPE DO TERCEIRO MUNDO

Tendo o fascinante mundo da imaginação infantil como fonte de inspiração, Juca, o narrador da estória, transita entre o real e o onírico, contando a sua odisséia de criança na luta pela própria sobrevivência.

O Pequeno Príncipe do Terceiro Mundo retrata a vida de um menino que enfrenta a árdua rotina do trabalho no canavial com galhardia e lirismo. Juca mostra a sua realidade e nos fala abertamente dos seus medos e sonhos. Sua imaginação livre e poderosa leva-o a superar grandes obstáculos, resgatando-o para um mundo cheio de luz, sabedoria e transformações.

Apesar de todas as dificuldades, o pequeno sertanejo aprende a ler e a escrever. Após o primeiro contato com as letras, decide tornar-se um poeta para contar tudo o que sente e o que vê. Gavião, capataz da fazenda, força-o a encarar a realidade ao dizer-lhe: “O roçado não é um jardim de infância”.

Dona Essência da Matéria, a sereia Diva, seu Céu e Zöe, a águia-gigante, são personagens lúdicas que povoam os sonhos de Juca. Em contraponto ao cotidiano áspero do sertão, o garoto descobre um novo universo através dessas figuras mágicas, enquanto dona Geni, sua avó, presenteia-o com lendas indígenas e ensinamentos espiritualistas.

Esta fantástica fábula se passa no Nordeste Brasileiro, em um vilarejo denominado Vila do Mar, um ponto perdido no mapa, onde vivem habitantes singulares. Toquinho, Bianca, Zé Pretinho, Amir, Gavião, Jussara, coronel Felipe, bisa Piakó, seu Rei e muitos outros, participam dessa dinâmica e incrível estória.

UMA LEITURA PARA TODAS AS IDADES

O Pequeno Príncipe do Terceiro Mundo apresenta-se como uma obra literária integrada a temas sociais, sem perder de vista o comprometimento com a poesia.









"Aprendemos a ler o mundo antes mesmo de decifrar as letras." Paulo Freire